História e Circulação

Criado em 1987, para discutir o modelo brasileiro de administração, a Sala do Empresário® - Programa de Estratégia Empresarial atravessou fases distintas de formatação e divulgação. Inicialmente, era uma palestra seguida de debate realizada nas dependências do jornal O Estado de S. Paulo, que divulgava a síntese do evento. A partir de 1990, para aproximar a experiência dos conferencistas com os estudantes, começou a ser realizado na faculdade de administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado não só no "Estadão", mas em alguns jornais da Grande São Paulo, do litoral e do interior. No final de 1992, a Sala já significava um acervo importante do processo de transição enfrentado pelas empresas. Em formato de coluna semanal e com apoio do Sebrae/SP (até junho de 1996), partiu para levantar a experiência dos pequenos e médios empresários, por meio de entrevistas gravadas e depois editadas.

A Sala, tem por objetivo criar uma série de atividades que visem disseminar as experiências profissionais, e dela se possa receber reavaliações, que propiciem o desenvolvimento do modelo brasileiro de administração. O produto final esperado é um elenco de proposições, que por meio da memoria empresarial, visem o aprimoramento das técnicas de administração.

Objetiva, também, lidar de forma ativa e criativa, com a lacuna entre teoria e ação, entre o conceitual e o prático. Daí a sua proposta de ser catalizador de ações inovadoras e úteis para a tomada de decisão empresarial. A partir de idéias que destilem a teoria e a prática dos empresários, executivos, profissionais liberais, estudantes, na forma de estímulos, que consigam gerar ação efetiva na empresa.

O espírito da Sala do Empresário® será sempre de inovação, renovação, desenvolvimento, sempre com a perspectiva do futuro. Sem, porém, se desligar da realidade em que vivemos e sem relegar a importância do aqui e agora. Isto significa que o produto final da Sala do Empresário® é para ser guardado com cuidado, é para ser lido e relido, para ser consultado. Uma fonte inestimável de estímulos de idéias para ações criativas, que levem a um constante aperfeiçoamento, desenvolvimento e crescimento do potencial humano e consequentemente das empresas.

Atualmente o projeto Sala do Empresário® está sendo realizado por meio de entrevista (depoimento) exclusiva, após criteriosa seleção do empresário. Após editado, o depoimento é veiculado semanalmente em 16 jornais dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, no formato de 1/4 de página. Todos os depoimentos, também ficam disponíveis no portal Empresário Online®, onde sua coletânea forma a Memória Empresarial®.

Se você ficou interessado e deseja conhecer mais sobre o projeto, por favor, envie-nos um e-mail ou telefone para (11) 3256-3265.

Circulação

A Sala do Empresário® circula atualmente nas seguintes cidades e jornais.

Cidade Jornal Cidades Atingidas Tiragem
Americana (SP) O Liberal 04 20.000
Bauru (SP) Jornal da Cidade 46 32.000
Piracicaba (SP) A Tribuna Piracicabana 03 19.915
Piracicaba (SP) Jornal de Piracicaba 13 21.000
Presidente Prudente (SP) O Imparcial 52 12.000
Rio Claro (SP) Diário do Rio Claro 06 10.000
Santos (SP) A Tribuna 28 85.000
São Carlos (SP) Primeira Página 06 5.000
São Paulo (SP) Diário do Comércio 37 28.000
Suzano (SP) Diário de Votuporanga 09 20.000
Votuporanga (SP) Diário de Votuporanga 08 6.300
Cascavel (PR) O Paraná 54 24.000
Cuitiba (PR) O Estado do Paraná 160 27.000
Paranavaí (PR) Diário do Noroeste 24 5.000
Ponta Grossa (PR) Diário da Manhã 19 13.000
Campo Grande (MS) A Crítica 04 14.000
TOTAL 16 473 342.215